quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Sintomas

Segundo o Doutor Drauzio Varella, em 80% dos casos, os tiques motores são a manifestação inicial da síndrome. Eles surgem ainda na infância, incluem piscar, franzir a testa, contrair os músculos da face, balançar a cabeça, contrair em trancos os músculos abdominais ou outros grupos musculares, além de movimentos mais complexos que parecem propositais, como tocar ou bater nos objetos próximos.
São típicos dos tiques vocais os ruídos não articulados, tais como tossir, fungar ou limpar a garganta, e outros em que ocorre emissão parcial ou completa de palavras.
Em menos de 50% dos casos, estão presentes o uso involuntário de palavras (coprolalia) e gestos (copropraxia) obscenos, a formulação de insultos, a repetição de um som, palavra ou frase dita por outra pessoa (ecolalia).
Geralmente esses tiques desaparecem durante o sono, e diminuem com a ingestão de álcool e durante atividades que exijam concentração. Porém tendem a aumentar com o estresse, a fadiga, ansiedade e excitação.
Síndrome de Tourette pode ser aos poucos controlada pelo seu portador, porém não tem cura. Assim a pessoa que a possui necessita do apoio dos seus familiares, amigos e colegas para conviver harmoniosamente com ela.

Nenhum comentário: